Get Adobe Flash player

O Site no Cotidiano

Ant Prox

Povo da Gente

05.05.12 - O 1º Jhon's Fest de 2012 foi realizado neste sábado com a participação de centenas de jovens do Geisel (Anfitrião) e de outras áreas de JP. O Site www.abraaocavalcanti.com.br colaborou com o Evento que teve o apoio do Dep Fed Manoel Junior.

07.05 - Abraão Cavalcanti - Colaborador do Deputado Federal Manoel Júnior: "Agradecemos, penhorosamente ao Deputado Federal Manoel Júnior que atendeu ao nosso chamamento e apoiou efetivamente para que a segunda Edição do Jhon’s Fest alcançasse o sucesso planejado pelos seus idealizadores".

Nos últimos anos, os jovens do Ernesto Geisel têm investido bastante para estimular a participação de pessoas do Bairro, especialmente, as inserida na faixa etária dos 16 a 25 anos, por meio de um evento tradicionalmente chamado de Jhon’s Fest. Isso não quer dizer que não tenha a participatividade de pessoas de outras faixas etárias, entretanto, como convidados.

Acontece, que em razão da falta de interferência (apoio) do Estado na organização de alguns festejos populares, muitos desses jovens se reúnem para, além discutir a dinâmica do grupo social em epígrafe – anseios, afinidades, interação, dificuldades, planos, propostas, etc. -, também, se encontram para apresentar a festa como uma atração essencialmente local que busca entreter e socializar os jovens de uma determinada área de um bairro. No  Jhon’s Fest não há uma preocupação dos seus idealizadores de extrapolar limites para transformá-lo numa opção de divertimento fora de controle, mesmo sabendo que nas últimas edições o Evento tomou corpo e se firmou como atração pontual dos jovens cidadãos de uma parte significativa daquele núcleo habitacional. 

Clique no LINK a seguir e acesse a matéria correspondente ao penúltimo encontro do Jhon’s Fest ocorrido em 15.10.11 - Título da matéria: No dia 15 de outubro de 2011 ocorreu mais uma edição do encontro tradicional de jovens que acontece há 5 anos no bairro do Ernesto Geisel denominado de Jhon’s Fest.

Para a maioria dos jovens que participam do Jhon’s Fest, a escassez de atividades festivas e culturais patrocinadas pela Prefeitura da Capital naquela área da Cidade é o condicionante principal para que os jovens se reúnam eventualmente – cerca de 3 vezes por ano -, e proporcionem diversão e entretenimento mesmo que seja destinados apenas a um nicho pré-determinado que não tem a mínima vontade de expandir essa ação para outras áreas do Geisel com o fito de promoverem-se de alguma forma, mas, efetivamente, dentro dos limites éticos e morais, compartilhar emoções, dividir oportunidades , estabelecer laços afetivos, distribuir carinho, amar, ficar, curtir, etc. 

A residência do morador Hidelbrando Pessoa é o ponto de encontro de toda essa "galera". A casa fica decorada com banners, telão, e, seguindo a tradição, harmoniosamente os jovens montam uma tenda eletrônica, preparam bebidas tradicionais, petiscos para comer e beber, se divertirem a vontade. Tudo isso regrado mas, compartilhado com muita emoção. Enfim, os jovens do Geisel no Jhon’s Fest  dançam, paqueram, abraçam, firmam parcerias e amizades verdadeiras, essencialmente. Muitos deles se conhecem há muito tempo, mas, isso nunca foi motivo para ignorar a presença de "novos amigos", afinal, interagir e conhecer mais gente é coisa de gente jovem. Sendo assim, os novos integrantes  - visitantes de primeira viagem -, passam a adorar o ambiente. Motivo mais do que justo para nunca mais deixar de participar do Evento, já que, o Jhon’s Fest é exemplo vivo de acolhimento.

Segundo o Jovem  Jhonny Ewergton: “a festa em si poderia se repetir ou reproduzir-se em qualquer outro lugar do Geisel. Mas, a lógica da submissão que as autoridades nos impõem para que obtenhamos apoio ainda persiste nas gestões estadual e municipal e isso nos intimida, nos decepciona e somos condicionados a não procurar esse tipo de ajuda. Mas não é por isso que o Jhon’s Fest deixará de ser realizado, afinal, temos recebido uma força constante de líderes e pessoas que realmente têm apreço pela nossa gente. Sendo assim, jamais ficamos sem essa atração bacana e introspectiva - um gozo, um grito da alma, adrenalina pura”.

Segundo Abraão Cavalcanti - um dos colaboradores do Evento há vários anos e que em 2012 também viabilizou encaminhamentos para o sucesso do encontro de jovens do Geisel: “A realização de festas nesses moldes é observada como um produto de diversão, apesar de que alguém pode desvirtuar o formato para acabar com o projeto. Essa gente é assim, quando uma coisa dá certo eles acabam infiltrando pessoas para oferecer coisas passageiras e depois quando percebem uma certa dependência desaparecem e acabam com sonhos idealizados por quem realmente amam o bairro, a região, a cidade. Por tudo isso, fazemos de tudo para colaborar - através de parcerias locais e até mesmo de fora do bairro -, vários eventos que promovem a sociedade como um todo, a exemplo o Jhon’s Fest. Isso é muito bacana e tem a participatividade de comerciantes, de líderes naturais, de pessoas do povo. Quando ecoamos as particularidades de uma cultura popular vinda das raízes, mesmo aquelas de perfis menores, confirmamos a desnecessidade da realização de grandes eventos que objetivem entreter o cidadão. O que o povo quer não é pão e circo, Ele quer diversão, mas, com sinceridade e acolhimento”.

Continuou, Abraão Cavalcanti: “Os grandes eventos são apenas empreendimentos políticos e mercantis que transformam o fomento da diversão de uma sociedade carente de entretenimento em atividades profissionais. Isso não funciona. Pode até gerar emprego e renda, mas, tem um aproveitamento político eleitoreiro que desvirtua a diversão e transforma o lazer em mercadoria, em voto. Dessa forma, a festa será consumida, jamais vivida”. 

Finalizou Abraão Cavalcanti: "Agradecemos, penhorosamente ao Deputado Federal Manoel Júnior que atendeu ao nosso chamamento e apoiou efetivamente para que a segunda Edição do Jhon’s Fest alcaçasse o sucesso planejado pelos seus idealizadores". 

Colaboraram, também, efetivamente para que o Evento Jhon’s Fest alcançasse o reconhecimento de centenas de jovens do Bairro do Ernesto Geisel: Os integrantes do Site www.abraaocavalcanti.com.br, e os organizadores diretos da Festa, nas pessoas de Arthur Cavalcanti, Jhonny Ewergton, Osvaldo Filho, Vitor Campos, Joe Neto, Hidelbrando Pessoa, Jack Harley, Cleina Lima, dentre dos colaboradores já citados.

Clique Aqui neste LINK e acesse a GALERIA DE FOTOS do Evento Jhon's Fest: 05.05.12 - O 2º Jhon's Fest deste ano foi realizado sábado passado com a participação de centenas de jovens do Geisel (Anfitrião) e de outras áreas de JP. Abraão Cavalcanti colaborou e buscou apoios para o Evento, a exemplo do Deputado Fed Manoel Junior.

Todos os cidadãos retromencionados, sem excessão, buscaram apoio e ajudaram nas tarefas cotidianas, especialmente no dia do Evento, para que tudo acontecesse dentro do planejamento realizado semanas antes da realização do tradicional encontro festivo que teve a presença marcante de todos os colaboradores diretos.

Editado e Postado neste Site por: Emerson Pereira - Im.: Arthur Cavalcanti, Valeriano Carneiro e Valmir Santos. 

Causou Impacto

Ant Prox