Get Adobe Flash player

O Site no Cotidiano

Ant Prox

Povo da Gente

Banner

Festividades de Colação de Grau nas Escolas de Oitizeiro - destaques para as Formaturas dos Colégios Luzia Simões Bartollinne e Nossa S. das Graças - Jd Planalto.

O apoio aos eventos educacionais sempre foi um dos principais focos dos dirigentes da Associação dos Moradores do Jardim Planalto que há muitos anos tem atuado ininterruptamente no sentido de ajudar a promover essa atividade básica do cidadão na Região de Oitizeiro.

Nesse contexto, dois líderes dec destaque na área retromencionada  – Abraão Cavalcanti e Trócolli Júnior -, sempre foram convocados pelos que fazem a Entidade Representativa do Jardim Planalto e pelas Direções dos Colégios Particulares e Públicos encravados no Jardim Planalto, assim como, nos bairros vizinhos para colaborarem dentro de suas possibilidades de atuação, para com o dinamismo das festividades de final de ano nas diversas instituições de ensino fundamental e médio, objetivando, propiciar os meios necessários para abrilhantar e estabelecer mais participatividade da comunidade em geral nas colações de grau e/ou nos eventos correlatos.

Em 2002, Abraão Cavalcanti e o Deputado Estadual de Trócolli Júnior, assim alguns dos componentes da AMJP, obviamente aqueles que fora do ambiente da Entidade também colaboram – de forma incondicional -, com aqueles que dirigem as unidades de ensino de Oitizeiro, mais uma vez, ajudaram na medida do possível várias turmas de alunos pertencentes ao Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Luzia Simões Bertollini e do Colégio Particular Nossa Senhora das Graças (pertencente à Empresária Iracelha Santos - Leia outra matéria correlacionada clicando no Link Abaixo), inclusive, muitas outras instituições de ensino privadas, estaduais e Municipais, encravadas no entorno do Jardim Planalto, especificamente.

Segundo Abraão Cavalcanti: “Trócolli Júnior sempre foi um grande parceiro das pessoas humildes que residem na região de Oitizeiro”. Continua: “Sou amigo de Trócolli e posso afirmar sem medo de errar que Ele jamais deixou de se preocupar com a qualidade do Ensino no âmbito desta Capital e por que não dizer, no Estado da Paraíba. Trócolli tem procurando se inteirar sobre a realidade enfrentada pelas Direções dessas Escolas, sendo duas pertencentes aos Entes Federativos Estadual e Municipal, além de outras do gênero, entretanto, de cunho particular, a exemplo do Instituto Nossa Senhora das Graças”. Adianta Abraão: “Tenho procurado, na maneira do possível, formatar alguns relatórios para informá-lo através de dados reais sobre a situação das nossas escolas - públicas e privadas -, objetivando que Ele fique, por conseguinte, inteirado dos nossos principais problemas e passe a cobrar dos gestores dos entes referenciados uma maior atenção aos alunos, aos pais, a comunidade escolar - corpo dicente, docentes e servidores em geral. É importante que todos os alunos matriculados tenham o apoio da sociedade em geral e dos parlamentares de peso, a exemplo de Trócolli, para que, na medida do possível, cada um deles conclua efetivamente os seus currículos com muita desenvoltura, especialmente, nessas fases tão importantes da formação intelectual de um ser humano - o Ensino Fundamental e o Ensino Médio”.

Em seguida, Abraão Cavalcanti informa que: “O Ensino Fundamental e médio constituem as pilastras principais que norteiam as demais etapas na formação de um indivíduo. O Ensino Fundamental por sinal, segundo as diretrizes centrais do Órgão Superior que comanda a política educacional do nosso país, constitui uma das fases mais complexa e decisivas para que todos os estudantes possam migrar de forma eficiente e dotados do saber necessário ao início do Ensino Médio, ou seja, quem faz um Ensino Fundamental com excelência quando chegarem ao Ensino Médio sentem menos dificuldades que os demais que assim não procederam. Já o Ensino Médio, é uma etapa que corresponde à educação de caráter geral, associada com a modernidade, com o estabelecimento de competências básicas, que remetem o educando a etapa mais abrangente – a profissionalização -, fazendo com que o aluno pense em ser um sujeito produtor de conhecimento e participante de um novo mundo chamado trabalho, obviamente, ensejando o desenvolvimento da pessoa, como um agente em plena ação”. Finalizou Abraão Cavalcanti.

Já o Deputado Trócolli Júnior, como conhecedor peculiar dos problemas enfrentados pela educação paraibana em geral, procurando agindo com a maturidade e a autoridade de um Parlamentar contemporâneo voltado para as causas dos cidadãos deste estado, ou seja, como também como um incentivador das políticas públicas destinadas as classes menos abastadas afirmou categoricamente que:  “Como o Ensino Médio é considerado a última e complementar etapa da educação básica que comporta as áreas de conhecimento orientadoras da educação à promoção de valores – que inclui a sensibilidade do indivíduo, a solidariedade, os atributos da cidadania, etc. -, disse em seu discurso acreditar que o aprendizado iniciado no Ensino Fundamental por todo o alunado do Luzia Simões Bartolline encontrará na próxima fase - no Ensino Superior -, uma complementação e um aprofundamento profícuo em função do que foi sabiamente repassado pelos profissionais docentes nas salas de aula daquela Instituição de Ensino”. 

Em seguida, o Deputado Trócolli Júnior ainda acrescentou um dos motivos principais para o seu sucesso como um parlamentar atuante nas comunidades de Base. Disse Ele:  "Nos bairros periféricos da Capital e no interior do Estado, temos pessoas competentes atuando como colaboradores, a exemplo do meu companheiro/irmão e líder deste Bairro, Abraão Cavalcanti. Abraão por ser um companheiro leal, que nunca se furta em procurar as direções das escolas para saber das dificuldades do alunado, do corpo docente e diretivo, assim como, sobre as demandas dos servidores em geral, sempre me leva subsídios para que eu possa suplementar as minhas inciativas no âmbito do parlamento aonde atuo - Assembléia Legislativa da Paraíba -, e até mesmo fora deste, claro, para dar o suporte necessário e permanente a todos que precisam de mim, seja como deputado ou como pessoa física, especialmente, nos momentos de dificuldades”. Finaliza Trócolli Júnior: “Aqui nesta Escola, temos também, pessoas como o Professor Gerônimo, a Professora Ailza, a Professora Marlene, o Professor Melquisedec – irmão de Abraão Cavalcanti -, esse outro amigo eficiente que também dirige esta Unidade de Ensino -,  os quais ininterruptamente, também pedem a minha colaboração com muita humildade e comprometimento com as causas do Luzia Simões. Além disso, sou testemunho que todos Eles palmilham nas instâncias públicas e particulares buscando propiciar a melhoria dos ambientes do colégio, fazerem os encaminhamentos oficiais junto aos Órgãos Públicos, para obviamente, acolherem e ajudarem as pessoas - docentes, funcionários, e, demais afins do alunado do Colégio Luzia Simões Bartolline. Orgulho-me de fazer algo por essas pessoas. Portanto, não se furtem de solicitar ao amigo de vocês, este quem vos fala – Deputado Trócolli Júnior -, um simples parlamentar aquilo que efetivamente possamos colaborar. Certamente, dentro das possiblidades não furtarei em atendê-los, dando o apoio necessário quando for preciso, seja para as festividades e eventos tradicionais organizados anualmente por todos que já falei ou para qualquer outro objetivo desse conceituado Colégio. Podem contar comigo sempre”. Finalizou.

Depois de suas falas, Abraão Cavalcanti e Trócolli Júnior foram aplaudidos de pé por todos os presentes.

Estiveram participando do Evento, além do Líder Comunitário Abraão Cavalcanti e sua esposa Giovanna Lacerda, assim como, do Deputado Estadual Trócolli Júnior, também:  o Professor Gerônimo, a Professora Ailza, a Professora Marlene, o Professor Melquisedec, o Professor Gilberto, o morador Expedito Madruga, o Pastor Manoel Miguel da Silva, o Dirigente da AMJP João Batista, o Maestro Júnior da Banda do Luzia Simões, docentes e discentes do Colégio Luzia Simões que formaram a mesa. As festividades foram realizadas em 2 dias seguidos, ultrapassando a madrugada, e teve como ponto de destaque a aposição da placa doada pelo Líder Comunitário Abraão Cavalcanti e Trócolli Júnior. Em seguida, depois dos discursos oficiais tivemos a realização de um baile de formatura prestigiadíssimo ao som de uma banda local e o fornecimento de um Buffet variado regado a muito refrigerante. Foi uma Festa espetacular. Na foto ao lado temos dezenas de jovens da Região de Oitizeiro que terminaram o Segundo Grau sacrifício e que irão enfrentar o Vestibular para buscar posteriormente uma profissionalização condizente com as aspirações de pessoas de suas idades. 

Clique - Aqui  neste Link -, e leia outra matéria correlata com o seguinte título: Abraão Cavalcanti apóia Eventos Educacionais na Região de Oitizeiro. Em 2002 e 2004 foi a vez do Instituto Nossa Senhora das Graças no Jardim Planalto.

Matéria Editada e Postada neste Site Por: Loredana Ramos (Com Abraão Cavalcanti).

Causou Impacto

Ant Prox