Get Adobe Flash player

O Site no Cotidiano

Ant Prox

Povo da Gente

Banner

Com legitimidade para fazer a crítica, Abraão Cavalcanti reclama sobre a falta de apoio do poder público para viabilizar as viagens das Equipes de Futebol de Oitizeiro com destino a outras Cidades do Interior e para realizar amistosos em Bairros de JP.

03.11 - Abraão Cavalcanti: “é muito gratificante e prazeroso os nossos atletas serem acolhido por jogadores e dirigentes dos clubes do interior que disputam amistosos com as equipes de Oitizeiro. No fundo, Eles sabem que serão da mesma forma bem recepcionados nesta Capital quando fazem os amistosos na nossa Cidade."

O trabalho que Abraão Cavalcanti tem realizado nos últimos 10 anos e de forma permanente em prol das equipes de futebol do Jardim Planalto, assim como, junto a outros clubes amadores dos bairros encravados nas demais áreas da Região de Oitizeiro tem o credenciado para poder fazer as críticas que tem feito aos entes públicos que segundo Ele: "pouco têm se preocupado no sentido de propiciar ou manter a auto-estima dos atletas envolvidos com os mais variados eventos públicos  organizados pela Associação dos Moradores do Jardim Planalto. Esse apoio poderia ser direcionado na forma de apoio logístico e até mesmo procurando dar viabilidade ao transporte para que os nossos atletas possam participar de torneios e amistosos tanto nesta Cidade como em outros municípios do nosso Estado.

Abraão Cavalcanti tem criticado a falta de apoio tácito, especialmente, do ente Prefeitura Municipal de João Pessoa nos último anos. Segundo Ele: "Chega a ser considerada, tamanha omissão, uma forma provocativa que se confunde como uma retaliação dos gestores eleitos, em razão de os moradores do Jardim Planalto sempre terem procurado, através de suas lideranças, separar o esporte da política partidária. Essa atitude cidadã e altiva dos nossso moradores é considerada muito difícil de ser adotada nos tempos atuais, quando a maioria dos dirigentes de clubes extrapolam os limites da ética e trocam materiais esportivos, assim como, ajudas financeiras por apoios políticos oportunistas e eivados de subserviências, ou seja, sem nenhum orgulho próprio. Chega a ser risível, essa prática".

Pedro Paulo - Presidente da AMJP na parte extrema esquerda e Francisco Xavier na parte extrema direita da foto acima - grandes amigos que sempre receberam de Abraão Cavalcanti e da AMJP todo o apoio necessário para o transporte dos Jogadores do Jardim Planalto e de outras agremiações futebolísticas da Região de Oitizeiro para viabilizar jogos tanto em Bairros desta Capital quanto em outras Cidades do Interior da Paraíba. A Frente do ônibus que sempre esperava os jogadores em frente à Associação dos Moradores do Jardim Planalto, é possível ver por traz dos fotografados a bandeira branca da referida Entidade.

O morador Sérgio Braz – o Serginho -, que reside na Rua Roderico Toscano, no Jardim Planalto, em pronunciamento depois do término de uma das partidas que um dos times de Pombal fez no Campo de Futebol do Jardim Planalto falou sobre a luta que Abraão Cavalcanti tem desempenhado para proporcionar o melhor, dentro de suas limitações para os Moradores do Jardim Planalto, disse Ele: “O meu amigo, Abraão Cavalcanti – diferentemente de outros Agentes Políticos que têm base eleitoral nesta Comunidade  -, sempre tem ajudado   em todas as situações e em quaisquer atividades. Ele é o nosso maior líder e tem  resolvido problemas do Bairro de forma competente mesmo sem ter nenhuma patente política." Segue Serginho: "Todas as vezes que os times do Jardim Planalto jogam fora, Abraão viabiliza os ônibus - transporte para a locomoção das delegações, dos amigos e familiares dos jogadores -, e recomenda com sucesso aos seus amigos mais próximos as ajudas financeiras para custear despesas complementares nessas viagens. Vi Abraão viabilizar e doar até mesmo coletes para que os times do Bairro não suassem as camisas antes de entrarem em campo”.

Já o desportista Josinaldo Santos, residente na Rua Professor Vidal Filho, disse o seguinte: “sou testemunho que Abraão Cavalcanti, tem dedicado a grande parte do seu resumido tempo, pois é um trabalhador em potencial e vive diariamente atarefado, para buscar atender dentro de suas possibilidades a sociedade Planaltense, especialmente,  procurando  corrigir ou amenizar problemas de pessoas, entidades, clubes e outras organizações que fazem parte de um Bairro, nas mais variadas atividades e/ou demandas individuais dos cidadãos que aqui residem, inclusive, em outras áreas encravadas na Região de Oitizeiro”. Continua Josinaldo: “só para se ter uma idéia, Abraão bem que poderia viajar com os jogadores e dirigentes dos times e se divertir nesses momentos em que os atletas de futebol das Comunidades de Oitizeiro vão para outras Cidades do Interior do Estado da Paraíba representar o Jardim Planalto, entretanto, Ele prefere viabilizar as condições necessárias com recursos pessoais, com o apoio de outros agentes políticos que segue politicamente e até mesmo unindo forças com outras lideranças das Comunidades encravadas nesta Região, objetivando que os nossos desportistas se divirtam na viagem e acima de tudo, sejam respeitados lá fora mesmo sem a sua presença”. Finaliza: “O Cidadão Abraão Cavalcanti é um exemplo de um ser generoso, que tem apego ao Bairro onde reside e de desapego a vaidades pessoais que não somam, fatos que só fazem aumentar a minha admiração e o meu respeito por sua pessoa”. 

 

Times de Pombal posando para foto no Campo de Futebol do Jardim Planalto. Todo Apoio para esses jogos foram dados por Abraão Cavalcanti, desportistas locais (Pedro Paulo, Francisco Xavier, Rivaldo, Danda e outros) e pela Associação dos Moradores do Jardim Planalto.

Perguntado sobre os motivos pelos quais tem conseguido alcançar atingir objetivos desse porte e outros de igual monta e outros de importância maiores, Abraão Cavalcanti responde: “sempre procuro dedicar uma atenção redobrada a 5 temas principais aos quais nunca deixo de dar uma maior atenção em detrimento dos demais, principalmente  para buscar apoios e para cobrar uma providência célere junto aos Órgãos Públicos, e até mesmo, correndo atrás e tentando amenizar problemas através de outras esferas não governamentais (entidades representativas e/ou privadas), são eles: saúde, acolhimento com cidadania, encaminhamento para o trabalho, educação, segurança pública e no que concerne às demandas do esporte amador no âmbito das localidades inseridas nas áreas que atuo como líder comunitário”. Continua Abraão: “Isso sempre foi possível, tendo em vista que nunca fui de estar de galho em galho procurando beneficias para poucos em detrimento dos muitos, fato que me propiciou credibilidade até mesmo dos nossos adversários que pensam de forma contraditória politicamente e que temos de respeitar as suas posições, apesar de muitas vezes termos que discordar, ou seja, como nunca agi e nem vou agir em benefício próprio e sempre estarei em favor dos que mais precisam, não me canso de dizer não aqueles que tentam me cooptar depois de grandes embates eleitorais - quando na grande maioria das vezes tivemos os nossos candidatos vitoriosos nas urnas instaladas nos colégios encravados na Região de Oitizeiro”.  Finaliza Abraão: “recebo orientação política hoje do Deputado Estadual Trócolli Júnior para promover cidadania ao nosso povo e isso é o que importa, já como, por exemplo, esse intercâmbio de atividades esportivas voltadas para a ocupação de crianças, jovens e adultos usando como ferramenta de socialização o Futebol de Campo, ajuda, enormemente, outras pessoas carentes que aqui residem e sendo assim, nos reveste de orgulho por podermos, efetivamente, sermos reconhecidos em toda a Capital como vetores de transformação e de desenvolvimento comunitário, contribuindo, obviamente, com aqueles que mais precisam e é isso o que pra mim importa”.

Abraão principalmente através do Deputado Estadual Trócolli Júnior tem procurado direcionar uma atenção exemplar na busca de viabilizar os subsídios necessários – alimentares, de transporte, de produtos esportivos, etc. -, objetivando, por conseguinte, que alguns dirigentes pessoense não somente se limitem a fazer exibições futebolísticas aqui na Região aonde residem ou aonde os clubes foram fundados. Entretanto, Abraão Cavalcanti, também procura ajudar essas pessoas a mostrarem seus talentos amadores em outros bairros e em outras cidades interioranas da Paraíba, propiciando a conseqüente divulgação da capacidade competitiva e técnica dos nossos principais times de futebol amadores e veteranos, a exemplo do Flamengo e do Vasco da Gama do Jardim Planalto. (Na foto acima é possível verificar a esposa do Atleta Danda - Neném - Filha de Senhor Francisco Xavier aguardando o embarque para viajar ao interior do Estado, quando na oportunidade clubes do Jardim Planalto, cuja delegação foi chefiada na época por Pedro Paulo Cirne de Menezes - Presidente da Associação dos Moradores do Jardim Planalto que sempre teve o apoio de Abraão Cavalcanti para realizar esse tipo de Evento fora desta Capital em Cidades interioranas da Paraíba).

Acontece que o Flamengo  do Jardim Planalto – Categoria Veterano -, tem realizado vários amistosos tanto na Cidade de Pombal com outras agremiações futebolísticas e em outras localidades, a exemplo das Cidades de Livramento, Itabaiana, São Miguel de Taipú, Conde (Mituaçú e no Campo de Futebol da Localidade), Santa Rita (Giasa), Penha, Cristo Redentor, Cruz das Armas (Estádio da Graça), etc. -, procurando, efetivamente divulgar o talento dos nossos atletas junto aos torcedores e desportistas em geral das referidas Urbes. 

Flamengo do Jardim Planalto (Jogadores Veteranos como Boneco - Goleiro -, Martins, Cara Velha, Kal, Rivaldo, dentre outros Craques da Categoria Veterana teve a delegação chefiada pelos amigos Pedro Paulo na extremidade direita e Francisco Xavier na extremidade esquerda da foto. Este grande Clube do Jardim Planalto fez um excelente amistoso na Cidade de Pombal no Estádio Poeirão.

Por diversas vezes, Abraão Cavalcanti ajudou de forma efetiva os desportistas do Jardim Planalto viabilizando ajuda de custo e ônibus para que vários jogadores e suas esposas – eventualmente acompanhados de outros familiares e amigos -, pessoas residentes no Jardim Planalto, dirigentes e desportistas em geral pegassem a estrada e viajassem para disputar e/ou torcer com muita dignidade e dedicação, alguns amistosos tanto na Cidade de Pombal – PB (localizada a centenas de quilômetros de João Pessoa) como em outras localidades diferenciadas, tais como: Conde, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Pilar, São Miguel de Taipú, Mituaçú, etc.

Muitas foram as viagens programadas por importantes desportistas do nosso Bairro e amantes do Futebol de Campo, a exemplo do Falecido atleta e dirigente José Augusto (Filho do Senhor Francisco Xavier), Danda, Lulinha, Rivaldo, Pedro Paulo e Francisco Xavier (quando esses últimos muitas Vezes como grandes amigos chefiaram as delegações do Vasco da Gama e do Flamengo do Jardim Planalto).  

Tanto, nas viagens do gênero quanto em outras mais internas seja do Flamengo, do Vasco da Gama ou de outras agremiações amadoras, inclusive, incluindo outras categorias sub-20, sub-16, infantis e Veteranas, quando precisam de transportes para deslocamento de atletas, Abraão Cavalcanti nunca se furtou em ajudar buscando viabilizar o transporte dos atletas. Dessa forma, foram viabilizados jogos com times de Oitizeiro, nos Bairros do Cristo Redentor, João Agripino, Penha, e, até mesmo passeios em datas comemorativas como, por exemplo, para as Praias de Coqueirinho e Jacumã no Município do Conde - PB. Como a demanda é intensa, Abraão Cavalcanti também busca aumentar a ajuda junto a outras lideranças políticas que têm atuação no Jardim Planalto, já que segundo as suas palavras: “o que importa é que todos contribuam para o engrandecimento do esporte amador no âmbito das comunidades Oitizeirenses”. Continua Abraão Cavalcanti: “é muito gratificante e prazeroso ser acolhido por jogadores e dirigentes dos clubes que disputam amistosos com as equipes de Oitizeiro, pois Eles sabem que serão da mesma forma bem recepcionados nesta Capital quando realizam os jogos de volta. São amistosos que apresentam jogadas disputadíssimas, porém, o respeito impera quando se faz necessário realizar as jogadas mais duras.

O Desportista Luiz Bezerra de Lima – o LULINHA -, disse que: “viajou muitas vezes, porém, nunca ouviu nem viu da parte dos nossos jogadores alguma coisa que pudesse denegrir a imagem da nossa Cidade como visitantes e nem a imagem individual dos nossos atletas”.

Foi assim que foram disputados vários jogos amistosos, especialmente na Cidade de Pombal e  em outras localidades do Estado da Paraíba. Ficou a imagem boa de jogos calorosos, disputadíssimos, entretanto, eivados de respeito mútuos. Segundo muitos dos atletas que fazem esse périplo, eventualmente, muita gente se divertiu durante as viagens: almoços bacanas em restaurantes conhecidos da Cidade, recepção calorosa dos pombalenses, banho no Rio Coremas depois dos jogos acompanhados de aperitivos, refrigerantes e muito tira-gosto, uma volta pela Cidade para conhecer pontos importantes da mesma, e tudo isso, sobre o olhar e acompanhamento de uma figura importante e conhecida da Cidade que sempre nos acolheu de forma respeitosa e carinhosa – O MURIÇOCA (Na Foto ao Lado de Adeilton Bernardino - O Padre). Já aqui em João Pessoa, procurou-se sempre propiciar o devido acolhimento aos Jogadores daquela Cidade apoiando as suas necessidades de adaptação temporária e provisória. Foram sempre acolhidos em João pessoa, os jogadores, dirigentes, amigos e familiares da delegação de forma igual durante os jogos de volta. Da mesma forma que as equipes de Oitizeiro  foram bem recebidos e bem tratados em Pombal, procurou-se sempre deixar a vontade todos os jogadores das equipes daquela Cidade, viabilizando, além da ajuda de custo para o deslocamento, também, uma boa alimentação, na maioria das vezes servida na Associação dos Moradores do Jardim Planalto. Entretanto, quando Eles acordavam previamente, era concedido uma boa ajuda de custo  objetivando que todos tivessem uma boa estadia nesta Capital, e saíssem bem alimentados para visitar as belas praias de João Pessoa.

Por tudo isso, Abraão Cavalcanti tem colaborado praticamente sozinho nos últimos anos - com a solidariedade de algumas poucas lideranças do bairro para o engrandecimento do esporte amador de Oitizeiro, mesmo, sendo essa tarefa extremamente dura e desgastante. Ele sempre procura ajudar os dirigentes de clubes humildes, com a colaboração de seus dois principais parceiros - o Deputado Estadual Trócolli Júnior e o Deputado Federal Manoel Júnior ultimamente, entretanto, na maioria das vezes, também viabilizando novas parcerias - amigos e empresas particulares -, para proporcionar entretenimento e satisfação pessoal para muitas pessoas humildes. Foi asssim que Abraão viabilizou transporte para várias equipes do Jardim Planalto e das demais áreas de Oitizeiro, especialmente, para aquelas que nunca tiveram oportunidade de viajar para outras localidades, visando apresentar o seu futebol e para concomitantemente praticar o turismo dentro do nosso próprio território.

Editado e Postado Por: Loredana Ramos (Com Abraão Cavalcanti).

Causou Impacto

Ant Prox