Get Adobe Flash player

O Site no Cotidiano

Ant Prox

Povo da Gente

Banner

12 de outubro de 2009 - Dirigentes da AMJP novamente organizam uma das festas mais tradicionais e interativas da Região de Oitizeiro: O Dia das Crianças.

João Pessoa, 13 de outubro de 2009 - 19:22h

As festividades alusivas ao dia das crianças, no Jardim Planalto, se estenderam até às 17h do dia 12 de outubro de 2009. O Início se deu às 7 horas  da manhã com a abertura oficial da programação, quando, então, os organizadores da Programação - Giovanna Lacerda, Abraão Cavalcanti (Foto ao lado), Flavinho Colaço, Ronaldinho e Luiz Bezerra (Também retratados na foto ao lado), Edigley Morais, Ivone, Irismar, dentre outros dirigentes da AMJP -, serviram um café da manhã no Campo de Futebol do Jardim Planalto, nutrindo toda a garotada antes que que gastassem no decorrer do dia muitas energias realizando as atividades esportivas e recreativas planejadas para entretê-las.

O café da manhã foi acompanhado de muito suco, muitas frutas e refrigerantes, além do fornecimento de comidas variadas. Na sequência, foi dado início a muitas atividades recreativas e esportivas, no Campo de Futebol do Jardim Planalto como parte sequencial da programação. A principal delas foi a realização de Torneio - tradicionalmente disputado ano a ano na referida praça de esportes -, do qual participaram 12 (doze) equipes de Futebol Infantil, que concorreram, efetivamente, a 3 (três) belos troféus que foram entregues ao clube vencedor, ao segundo e ao terceiro colocados da competição. Os Clubes também foram premiados com belas medalhas - 16 para cada Equipe. 

O Diretor de Esportes e Lazer da AMJP – Luiz Bezerra de Lima -, antes da realização do Torneio Infantil tradicional que anualmente é apoiado pelo Líder do Bairro Abraão Cavalcanti e pelo Deputado Estadual Trócolli Júnior, entretanto, que neste ano, também teve a colaboração do Deputado Federal Manoel Júnior, disse: “Aqui no campo de futebol do Jardim Planalto as crianças – nesta data que as consagram -, se liberam, podem fazer de tudo para alcançar o seu maior objetivo, que é brincar. Até mesmo por que nesta data internacional dos pequeninos, se levarmos em consideração os demais dias do ano, no Campo de Futebol do Jardim Planalto tem muito mais crianças compartilhando e interagindo com alegria, com ternura, exatamente, como forma de agradecer o acolhimento recebido daqueles que fazem parte desta Entidade Representativa e que sempre nos momentos espetaculares que a vida nos reserva tem tido a colaboração de 3 grandes amigos: a de Manoel Júnior, a Trócolli Júnior e a do nosso incontestável líder do Bairro Abraão Cavalcanti ”.

Todas as crianças com idades inferiores há 10 (dez) anos, inclusive, alguns pré-adolescentes que ainda não perderam a ternura dos pequeninos, se divertiram muito durante a programação elaborada pelos dirigentes da Associação dos Moradores do Jardim Planalto que também planejou e inseriu na grade de eventos outras atividades de lazer escolhidas pelos dirigentes da área de esporte e visando permitir, o envolvimento de cada uma delas, especialmente, as que estavam frequentando o Campo de Futebol do Bairro em busca de diversão. Portanto, os dirigentes da Associação dos Moradores do Jardim Planalto, não somente programou o Torneio Infantil, porém, estabeleceu atividades variadas, realizando muitas brincadeiras também em outros locais do Bairro, principalmente, nas áreas adjacentes do Jardim Planalto, basicamente, nas localidades mais carentes, a exemplo das 3 Lagoas e do Bairro dos Novaes.

Vitor, uma criança esperta que residente na Silvia Bezerra Guedes, em Oitizeiro, disse o seguinte sobre as festas espalhadas por muitos pontos de animação: “Já aprendi hoje a escovar melhor os dentes e brinquei muito”. Ele se referiu a um escovódromo que foi requisitado por Abraão Cavalcanti especialmente para realizar ações de saúde bucal em um dos Colégios Particulares de Oitizeiro, para que, além da programação esportiva estabelecida pela AMJP, também fossem desenvolvidas algumas ações de promoção à saúde”. Já o pequenino Ribeirinho da Rua Compositor Rosil Cavalcanti, disse: “já pintei com giz de cera e já brinquei bastante graças aos a Associação e aos tios Abraão e Trócolli, isso é muito bom para  mim e para os meus amiguinhos”. Ao todo foram mais de 10 atividades recreativas e sócio-educativas trazidas com a colaboração de uma dezena de instituições públicas e privadas  - representativas e educativas -, requisitadas por Abraão Cavalcanti para divertir e educar  a criançada e para prestigiar outros moradores locais – especialmente, aqueles, que desenvolvem no dia 12 de outubro de cada ano atividades congêneres tradicionais para entreter a criançada.

Os dirigentes da AMJP, representados por Abraão, entretanto, sabendo da intenção dessas lideranças locais, procurou dentro das possibilidades e junto ao grande número de amigos que possuem, viabilizar com novas ações e se utilizando de outras tantas já existentes no âmbito do Bairro do Jardim Planalto muita atração para que o dia da criança no Jardim Planalto fosse mais dinâmico do que os anteriores.


O Diretor de Esportes e Lazer da AMJP – Luiz Bezerra de Lima - informou, entretanto, “que as lideranças locais e das comunidades do entorno procuraram fazer seus encaminhamentos de forma antecipada e isso foi bom, pois, sendo assim Abraão Cavalcanti e outros líderes a Exemplo de Trócolli Júnior e Manoel Júnior puderam atender os encaminhamentos com planejamento”.

Muito dos eventos realizados no dia da Criança de 2009, em prol dos pequeninos carentes da região de Oitizeiro foi eivado de sucesso, por que os dirigentes da AMJP ao receber os projetos requisitou apoio para as suas efetividades. Foi de forma planejada que os dirigentes da Associação dos Moradores do Jardim Planalto providenciaram uma grande estrutura de apoio para atender pontualmente muitas  lideranças que residem em locais distintos  no Bairro do Jardim Planalto e até mesmo  em outras localidades encravadas no seu entorno, especialmente, as inseridas na Região de Oitizeiro, a exemplo das 3 Lagoas. Segundo Rosinete - Nete - Moradora da Rua das Domésticas na Comunidade referenciada: "Foi possível em 2009, realizar uma variedade de ações compartilhadas em prol de pessoas humildes desta área carente da Cidade de João Pessoa".

Sandra Carvalho, Moradora da Rua Roderico Toscano, foi uma das moradoras do Bairro que afirmou no dia seguinte que: "No Jardim Planalto, soube que em muitas residências foram cedidos espaços físicos mais amplos, a exemplo da Casa de Raimundo, na Rua Tenente Cardoso e em outras diversas artérias do Bairro, para que outras lideranças fizessem um Dia das Crianças diferente e participativo através de Eventos simples, porém, recheados de acolhimento e de brincadeiras bacanas, com a colaboração dos que fazem parte da Associação dos Moradores do Jardim Planalto e com o apoio de Abraão Cavalcanti, Trócolli Júnior e Manoel Júnior".

Objetivando receber bem, além das dezenas de crianças do bairro não praticantes das atividades físicas referenciadas, outros pequeninos - mais de 100 alunos de várias escolinhas de futebol de campo convidadas pelo dirigente Edigley Morais para disputar um torneio infantil (categoria sub-13) -, também foram carinhosamente acolhidos e participaram do café da manhã preparado com muito amor por parte da equipe organizadora dos eventos.

Havia no Campo de Futebol, além das crianças vestidas a caráter para participar do referido Torneio Esportivo, muitas outras crianças pequeninas - de colo ou na faixa etária de 5 a 10 anos -, familiares dos atletas mirins e torcida organizada de algum clube participante do certame, ou seja, em muitas ocasiões era possível observar a família inteira de uma determinada criança torcendo no campo de Futebol do Jardim Planalto.  Segundo Abraão Cavalcanti: “Uma cena que víamos pouco na nossa praça de esportes e que reflete, graças a Deus, o nível máximo de organização desses torneios eventuais viabilizados por parte daqueles  que fazem a Associação dos Moradores do Jardim Planalto, a exemplo de Edigley, Flavinho Colaço e Ronaldinho”. Segue Abraão com a sua fala: “obviamente, que os demais dirigentes da Entidade, tanto os da área de esportes, como também, os outros representantes da Entidade ligados a outras atividades da AMJP, estão bem representados nesses Eventos, nas pessoas de Luiz Bezerra e Maurílio Dutra, Diretor e Vice-Diretor de Esportes, respectivamente, os quais, têm dignificado plenamente o nome de cada um deles”.

No torneio, foi feita uma homenagem especial à categoria infantil feminina. Foi eleita por indicação unânime dos atletas mirins e dos dirigentes presentes ao Evento, a mascote da Escolinha de Futebol do Jardim Planalto. Trata-se da jogadora JÉRSSICA, filha da querida Moradora do bairro, Dona Alice, que reside na Rua Roderico Toscano. Além de ser a craque do time feminino, a pequenina JÉRSSICA tem o respeito de todos os atletas das equipes masculinas da EFJP, sendo também, uma das jogadoras que desde a fundação da escolinha nunca deixou de participar das atividades esportivas do grupo no âmbito do Jardim Planalto. JÉRSSICA, foi aproveitada até mesmo em função  de sua desenvoltura e dedicação a causa, no time principal da categoria Sub-13, disputando, oportunamente, os jogos e os torneios agendados pelo seu idealizador - Edigley Morais. JÉRSSICA é uma menina muito especial para todos os que fazem o esporte mirim no âmbito do Campo de Futebol localizado no Bairro do Jardim Planalto, principalmente, para todos os integrantes da EFJP.

Edigley Morais agradeceu, emocionado, a colaboração de Abraão Cavalcanti e dos Deputados Trócolli e Manoel Júnior a mais um Evento no Dia das Crianças, dessa vez o de 2009, dizendo: “Agradecemos a Trócolli, Abraão e a Manoel Júnior, exatamente pela presteza e o apreço que todos Eles têm demonstrado em favor do esporte do Jardim Planalto, já que nunca deixaram de nos apoiar nessas ocasiões”. Segue Edigley na sua fala: “muitos dos nossos torneios e especialmente o que realizamos anualmente no Dia das Crianças, tem o apoio efetivo as suas realizações, de Trócolli, de Manoel Júnior e de Abraão”. Finalizou Edigley Morais: “Deus proverá, para que num futuro bem próximo, possamos formar craques nesta Escolinha de Futebol, para honrarmos e dignificarmos essa confiança depositada pelos amigos anteriormente mencionados e por todos aqueles que fazem a Associação dos Moradores como uma Entidade Representativa decente e organizada que enaltece o movimento comunitário e se preocupa com o social no âmbito da Região de Oitizeiro e especialmente do Jardim Planalto”.

Abraão Cavalcanti fez um balanço do dia das crianças de 2009 e disse: “Em 2010, faremos um novo Evento do porte ou maior que o deste ano e, com certeza, ajudaremos ainda mais as outras lideranças locais para que possam realizar outras festividades similares conforme, obviamente, os projetos a serem traçados e apresentados objetivamente para angariar meios diversos de fomentar muitas atividades do gênero, ou seja, para entreter a galera mirim no seu grande dia – 12 de outubro”.  Segue Abraão: “tentaremos fazer coisas muito melhores, pois, a cada ano temos evoluído um pouco no que concerne a organização e aos apoios, especialmente, aqueles advindos dos nossos queridos amigos Trócolli Júnior e Manoel Júnior”. Evidencia em seguida a sua participação futura: “De minha parte, certamente ampliarei a participação nesses eventos e nos demais a serem organizados pela AMJP ou pela EFJP, já que, ficamos gratificados, quando vemos um trabalho como esse, dotado de evolução e de transparência, advindas, especialmente, das pessoas que fazem o esporte e o futebol de campo mirim em Oitizeiro sob a supervisão da AMJP”. Finaliza: “Essas pessoas têm ganhado credibilidade dos pais e dos patrocinadores e, na medida do possível, têm, também, ajudado a organizar outros eventos anuais planejados pela nossa querida AMJP, principalmente, àqueles que visam prioritariamente incluir e acolher as crianças desta Região tão carente”.

Flávio Colaço Encerra as interlocuções daqueles que efetivamente participaram do dia da Criança em 2012 no Jardim Planalto afirmando: “Ficamos muito felizes, Eu, Ronaldinho e Edigley, quando observamos a evolução no caráter e na personalidade de uma criança que tinha todo um perfil arredio no passado, entretanto, apresenta-se hoje, depois de sua passagem pela EFJP, voltado para a sua família, dedicado às atividades educacionais que seus mestres programam na escola, propiciando, mais segurança para os seus pais no que concerne ao futuro que planejaram para Eles, já que, Pai e Mãe são anjos de Deus que ficam aliviados ao saberem que os seus filhos estão verdadeiramente protegidos e imunizados do assédio dos agentes do mal, especialmente, daqueles que planejam no cotidiano escravizar as suas  crianças e jovens com drogas ou com quaisquer outras coisas maledicentes que afeta a moral, os bons princípios e a ética, alterando a vida normal dessas pessoas”. Na Foto ao lado direito observamos Lenilson Guedes - repórter de sucesso do rádio paraibano -, lendo o Jornal na beira do Campo de Futebol do Jardim Planalto durante o Torneio do dia das Crianças de 2009. Lenilson Guedes também colocou o seu filho para participar do Torneio de Futebol Infantil no Dia das Crianças, inclusive, assegurou que nos próximos eventos do gênero vai procurar apoiar com mais intensidade todas as atividades, inclusive, se dispondo a matricular o garotinho na Escolinha de Futebol do Jardim Planalto.


Artigo Editado e Postado neste Site Por: Loredana Ramos (Com Abraão Cavalcanti).

Causou Impacto

Ant Prox