Get Adobe Flash player

O Site no Cotidiano

Ant Prox

Povo da Gente

Este Site - www.abraaocavalcanti.com.br -, divulga nota de pesar da Reitora da UFPB e mensagem de servidor da referida Instituição Federal em razão da morte do Professor Luiz Renato Pontes

15.05.13 - Abraão Cavalcanti, Coordenador de Segurança e de Transportes da PU/UFPB - amigo e colega de Luiz Renato na UFPB, além de fundador/colunista deste Site www.abraaocavalcanti.com.br -, disse o seguinte: “Professor Luiz Renato era acima de tudo um grande amigo, um homem ilibado, preocupado com as causas nobres da Universidade Federal da Paraíba, do IDEP e de toda a comunidade acadêmica...".  

Leia a NOTA da Reitora da UFPB - Professora Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz e uma mensagem que o Servidor da UFPB Abraão Cavalcanti de Lacerda - Coordenador de Segurança e de Transportes da PU/UFPB -, publicou neste Site (www.abraaocavalcanti.com.br).

NOTA da Reitora da UFPB: 

É com profundo pesar que a Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, comunica à comunidade acadêmica o falecimento na noite de ontem do professor Luiz Renato de Araújo Pontes, decretando Luto Oficial por três dias, tempo em que ficam suspensos todos os eventos festivos nas dependências dos campi da instituição.

Currículo:

Luiz Renato de Araújo Pontes iniciou suas atividades docentes na UFPB em 1985, no Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia, campus I, João Pessoa.

Exercia atualmente o cargo de Presidente do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (Idep), órgão ligado à reitoria da universidade, tendo sido anteriormente Pró-Reitor da Secretaria Especial de Integração Universidade Setor Produtivo da UFPB.

Possuía pós-doutorado em Materiais Compostos pelo INPL França (1992), Doutorado em Ciências dos Materiais pela Ecole Nationale Supérieure des Mines de Nancy (1992), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba UFPB (1985) e Graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB -1982). Era pesquisador e coordenador de projetos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Coordenou o Laboratório de Materiais e Produtos Cerâmicos LMPC/CT/UFPB, participou de parceria para desenvolvimento de produtos e inovação tecnológica da Empresa Penalty na área de materiais nanoestruturados. Tinha experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmicas avançadas e tradicionais, nanomateriais, polímeros, modificação de asfaltos, argilas tradicionais, argilas organofílicas e caracterização. Participou de mais de trinta bancas examinadoras de dissertação e de Teses de doutorado, participando ativamente na atualidade nas Redes Temáticas Asfalto, Renami (rede de Nanomateriais e Interfaces), além de participar de projetos conjuntos em parceria com diversas empresas públicas e privadas (Penalty, Artecola Nordeste Ltda., Alpargatas, etc). Foi Idealizador e membro do Programa de Responsabilidade Social da UFPB e do Fórum de Responsabilidade Social do Estado da Paraíba. Desde 2007, era colaborador semanal do Jornal Correio da Paraíba e diversos portais (MaisPB, ParaibaJá, CanalPB, Portal Correio e FatosPB). Era vice-lider do Grupo de Pesquisa ASPOL II (UFCG), pesquisador do Grupo de Pesquisa PETROMAT (UFCG) e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Tecnologia Mineral e Ambiental (UFPB).  

Mensagem do AMIGO de Luiz Renato - Abraão Cavalcanti de Lacerda –, Coordenador de Segurança e de Transportes da UFPB: 

Abraão Cavalcanti, Coordenador de Segurança e de Transportes da PU/UFPB - amigo e colega de Luiz Renato na UFPB, além defundador/colunista deste Site www.abraaocavalcanti.com.br -, disse o seguinte: “Professor Luiz Renato era acima de tudo um grande amigo, um homem ilibado, preocupado com as causas nobres da Universidade Federal da Paraíba, do IDEP e de toda a comunidade acadêmica.

Luiz Renato desempenhou um papel grandioso e importante para a pesquisa e para o desenvolvimento tecnologico e científico da nossa Instituição, inclusive, sempre  sob o prisma de uma visão futurista, contemporânea e voltada para o bem de toda a sociedade Paraibana e do nosso País, obvio. Ele sempre me auxiliou em vários artigos que publiquei no meu Site, já que aqui e acolá, sempre ligava para Ele e pedia orientação e sugestões para tanto.

Portanto, neste momento de profundo pesar, peço a Deus que conforte os seus familiares, parentes e demais amigos para que todos sem excessão possam superar esse momento tão difícil e de profunda dor. Pelo muito que recebi de Luiz Renato, resumo em uma frase aquilo que gostaria de ter dito a Ele, exatamente no momento de sua partida: Obrigado amigo, pelo Brasil, pela Paraíba e por nossa UFPB. Por tudo que fizeste por todos nós Vai com Deus e descanse em paz, grande amigo".

*ASCOM - Gabinete da Reitora com Redação ACL - Im.: Web (rcvips.com)
Postado neste Site por: Abraão Cavalcanti

Causou Impacto

Ant Prox