Get Adobe Flash player

O Site no Cotidiano

Ant Prox

Povo da Gente

O Site www.abraaocavalcanti.com.br fez a cobertura das festividades alusivas aos 60 anos de vida pública do Senador José Maranhão e disponibilizou a GALERIA DE FOTOS do evento partidário

24.10.15 - Suplente de Vereador e Tesoureiro do PMDB - Abraão Cavalcanti: "Por isso, Ele [Maranhão] foi cognominado de ‘Mestre de Obras’. Há quem fique abismado com o volume de obras e sobre a relevância delas quando contextualizamos a passagem dos demais gestores no Governo do nosso Estado. Foram  obras e projetos que marcaram a vida de muita gente. Um exemplo vivo dessas obras em nível regional, é o Viaduto de Oitizeiro. Na época, lembro como se fosse hoje, que muita gente criticou e  não contextualizaram a importância futurista na época. Já, ali, há mais de uma década,  Zé Maranhão pensou a mobilidade urbana da Cidade de maneira jovem, inteligente e com o olhar republicanamente  voltado para todos e não apenas para alguns. Quem vivencia hoje trecho da BR 101, que fica em frente ao Estádio Almeidão, percebe o quanto é importante ser gestor e bem feitor, inclusive, jamais um 'mero apoiador' e/ou 'pegador de carona' nos projetos de terceiros, pois, estas últimas características evidenciadas, são típicas das pessoas que avocam espertamente a patente idealizadora e executora dos projetos dos agentes público iguais a Zé Maranhão. Geralmente temos visto que vários gestores  têm pego carona nas obras estruturantes idealizados por referências públicas do perfil do "Mestre de Obras" da Paraíba. Essa gente pensa que o povo não entende a retórica politiqueira que esá por trás de manobras desse naipe. Voce pode até enganar pessoas de boa fé por 4, 8 anos e por mais tempo, mas, éste é o Senhor da razão e, mais dias ou em menos dias tudo vem a tona - a ficha cai. Zé Maranhão cuidou da problemática das águas – que envolve a sede, a fome e a miséria -, de maneira altiva e sem politicagem - esse mal recheado de esperteza que, eventualmente - mas, nunca para sempre -, engana as pessoas de boa fé....". 

Os 60 anos de vida pública do senador José Maranhão (PMDB) foi comemorado nesta sexta-feira (23), em grade estilo durante evento organizado pelos integrantes da Juventude do PMDB de João Pessoa.

CLIQUEM no LINK a seguir para acessar a GALERIA DE FOTOS - PMDB realiza homenagem ao atual Senador José Maranhão pelos seus 60 anos de sua vida Pública

O Evento teve início às 9h, na sede do partido na Capital e adentrou pela tarde em razão das várias lideranças políticas locais e regionais, amigos, familiares, filiados partidários e profissionais liberais renomados terem ficado até o seu final, para manifestar desejos incontidos de externarem uma palavra direta ao que muitos aludiam como “Zé do PVO”, durante a solenidade - no auditório Humberto Lucena -, através de falas pontuais antes do início das homenagens programadas - no decorrer de toda a manhã -,  quando várias lideranças da Capital e dos demais municípios paraibanos fizeram questão de abordar a importância do homenageado.

Antes da chegada de Maranhão ao ambiente onde transcorreu o evento, o Suplente de Vereador e Tesoureiro do PMDB - Abraão Cavalcanti -, falou discorreu sobre a importância de Zé Maranhão para o cenário político local, estadual e nacional, quando afirmou o seguinte: “Maranhão foi coroado pelo povo da Paraíba com uma expressão popular que reflete a sua importância na sua busca incessante em prol do desenvolvimento de alguns setores vitais da economia e para a melhoria da qualidade de vida da população do nosso estado – obviamente, dentro das limitações que lhes foram impostas, em razão de a Paraíba ter um PIB extremamente pequeno em detrimento das demais unidades federativas deste imenso país. Por isso, Ele [Maranhão] foi cognominado de ‘Mestre de Obras’. Há quem fique abismado com o volume de obras e sobre a relevância delas quando contextualizamos a passagem dos demais gestores no Governo do nosso Estado. Foram  obras e projetos que marcaram a vida de muita gente. Um exemplo vivo dessas obras em nível regional, é o Viaduto de Oitizeiro. Na época, lembro como se fosse hoje, que muita gente criticou e  não contextualizaram a importância futurista na época. Já, ali, há mais de uma década,  Zé Maranhão pensou a mobilidade urbana da Cidade de maneira jovem, inteligente e com o olhar republicanamente  voltado para todos e não apenas para alguns. Quem vivencia hoje trecho da BR 101, que fica em frente ao Estádio Almeidão, percebe o quanto é importante ser gestor e bem feitor, inclusive, jamais um 'mero apoiador' e/ou 'pegador de carona' nos projetos de terceiros, pois, estas últimas características evidenciadas, são típicas das pessoas que avocam espertamente a patente idealizadora e executora dos projetos dos agentes público iguais a Zé Maranhão. Geralmente temos visto que vários gestores  têm pego carona nas obras estruturantes idealizados por referências públicas do perfil do "Mestre de Obras" da Paraíba. Essa gente pensa que o povo não entende a retórica politiqueira que esá por trás de manobras desse naipe. Voce pode até enganar pessoas de boa fé por 4, 8 anos e por mais tempo, mas, éste é o Senhor da razão e, mais dias ou em menos dias tudo vem a tona - a ficha cai. Zé Maranhão cuidou da problemática das águas – que envolve a sede, a fome e a miséria -, de maneira altiva e sem politicagem - esse mal recheado de esperteza que, eventualmente - mas, nunca para sempre -, engana as pessoas de boa fé....".

Na época em que foi Governador, Zé Maranhão conviveu também com os carros pipas, mas, teve a preocupação de deixar obras hídricas importantes (açudes, adutoras, projetos de irrigação em execução, etc.), e, um projeto pronto e acabado para ser apenas iniciado, como a Translitorânea, obra que está ainda está sendo executada pelo atual governo e que garantirá a segurança hídrica da Região Metropolitana de João Pessoas pelos próximos 25 anos. Temos ainda, o projeto aprovado e com  a  disponibilização de recursos garantida antes de sua saída do Governo, inclusive,iniciada antes de sua saída, que é o Centro de Convenções em João Pessoa, os Hospitais de Traumas de João Pessoa e de Campina Grande, a Rodovia PB 008 – que Liga João Pessoa a Jacumã – Litoral Sul da Paraíba, os recursos que deixou em caixa e a outra parte alocada em Instituições de fomento, para pavimentar inúmeras rodovias interioranas, entretanto, não podendo executar a obra, pois, teve que repassar o bastão para o atual governador que tem inaugurado esses acessos a cidades que estvam praticamente isoladas do contexto do desenvolvimento paraibano, ou seja, Maranhão proveu os recursos e Ricardo Coutinho tem dado continuidade a esse pensamento que ‘Zé do POVO’  vislumbrou e permitiu esse salto para o futuro, mesmo que através do gestor que o sucedeu, e outras centenas de obras, ‘de verdade’, que Zé Maranhão deixou projetos prontos e dinheiro em caixa para o gestor sucessor realizar ou que ele executou pensando numa Paraíba grande, juntamente com a sua equipe de Governo nas duas vezes que foi governador deste Estado”. Asseverando, em seguida, que “Zé Maranhão é exemplo de ética, de apego as causas do povo paraibano, zelador das normas e dos estatuto peemedebistas, amigo e maior líder que o PMDB e apolítica da Paraíba já teve, a exemplo de outras figuras de proa do partido, como Antônio Mariz e Humberto Lucena”. Finalizando: “Sou eleitor de Zé Maranhão, desde quando ainda não éramos amigos e continuarei defendendo as verdadeiras causas do nosso partido porque foi assim que eu aprendi com esse homem reto, probo e que tem a cara do PMDB”.

Na oportunidade, o historiador, Jean Patrício da Silva proferiu uma palestra, sobre a trajetória do senador José Maranhão abordando a sua garra em favor dos destinos do povo paraibano, desde quando foi eleito vereador e depois, galgando outros cargos eletivos, quando foi eleito deputado estadual, federal, governador e senador, os dois últimos por duas vezes, sendo atualmente um dos representantes da Paraíba no Congresso Nacional e Presidente da Comissão de Constituição e Juustiça do Senado Federal .

O deputado federal Manoel Júnior, falou no evento sobre a importância do José  Maranhão, especialmente, em razão de o País estar passando por uma  grave crise ética e moral não apenas  no parlamento e no executivo em nível federal, mas,  igualmente, nos demais entes federativos.

O ex-deputado Gilvan Freire deu uma aula de cidadania e enalteceu o papel do Senador José Maranhão mesmo nas adversidades políticas, afirmando que como gestor e político atual Senador paraibano, tem passado vencido as barreiras políticas típicas a este  país há 60 anos por que possui “bases sólidas, estrutura férrea e dura como uma rocha.”  Asseverando, em sua fala que “ Zé Maranhão é um bom exemplo, especialmente  para aqueles que se encontram muito desesperançosos”.

Domiciano Cabral, ex-deputado, disse que Zé Maranhão  “ representa parte da história da Paraíba”.  Já o deputado federal Hugo Motta, disse que “Qualquer cidade da Paraíba que se chegue, se encontra uma marca do PMDB através das obras de Maranhão.

Estiveram presentes no evento e fizeram questão de emitir uma palavra de apoio e de carinho ao homenageado, antes e depois da apresentação de um vídeo sobre as campanhas políticas de Zé e ao Som da vinheta que relembra  a história de “Airton Sena do Brasil” as seguintes autoridades:  Ranieri Paulino, representando em sua fala toda a sua família; a deputada Olenka Maranhão que evidenciou a figura do tio  Zé Maranhão e afirmando que o considera “seu espelho na vida pública. Já o deputado estadual licenciado, Trocolli Júnior Homenageou com discursos breve, mas, proativo e de apoio a homenagem aos 60 anos de vida pública de José Maranhão, se retirando do recinto em seguida para fazer viagem institucional a Cidade de Bananeiras que estava agendada para acontecer na manhã de ontem. Além dele, estiveram presentes, prefeitos e autoridades municipais e estaduais – gestores e dirigente públicos -,  a prefeita de Araruna Wilma Maranhão, o ex-secretário de Administração Penitenciária, Walber Virgolino, o presidente do PMDB Jovem da Paraíba, Dihêgo Amaranto, os Suplentes de Vereador de João Pessoa e dirigentes do PMDB, Abraão Cavalcanti (Tesoureiro), Júnior Frazão (2º Vice-Presidente), e, Josué Diesel (Vogal da Executiva), dentre outras lideranças peemedebistas e de outros partidos de todo o estado da Paraíba.

Quando discursou , Zé Maranhão agradeceu a presença de todos e afirmou que durante a sua vida pública aprendeu a segurar as emoções, inclusive,  apontou que “se não fosse isso não teria aguentado presenciar a homenagem” e, em seguida, tirou risos da plateia atenda quando disse que tinha tomado  “um susto quando disseram que a homenagem era em função dos seus 60 anos de vida pública, pois, achava que era menos”.

Finalizando, Maranhão  falou sobre a conjuntura política do País, afirmando que “O Brasil nunca foi tão convidado a pensar no futuro, e que o país não merece o que está passando. A solução não está no Congresso, ou no Executivo, nem no Judiciário. A solução está nas ruas. Com o povo”.

No decorrer do Evento, os militantes, dirigentes e filiados do partido, com o apoio dos jovens peemedebistas aproveitaram a oportunidade para lançar a candidatura a reeleição de José Maranhão para a reeleição da presidência do PMDB paraibano. No exato momento do anúncio, o auditório ficou ensurdecedor com a vibração e os aplausos de todos os participantes da homenagem.

Editado e postado neste Site por: Arthur Cavalcanti  (Im.: Joserly Luiz)

Causou Impacto

Ant Prox