Get Adobe Flash player

O Site no Cotidiano

Ant Prox

Povo da Gente

Finalmente ou Parece? Volta do Calendário JPB e entrega das obras de esgotamento sanitário no Jardim Planalto

30.01.2017 - Após muita luta, adiamento de datas e mais de 15 anos de espera, CAGEPA cumpre o prometido e afirma que o problema do esgoto a céu aberto no Jardim Planalto e em outras localidades oitizeirenses está resolvido.

fonte: webNa manhã do último dia 25 de janeiro, a equipe do programa Calendário JPB, da TV Cabo Branco, famoso quadro jornalístico do estado paraibano, voltou ao bairro do Jardim Planalto, depois de ter sido frustrada por várias oportunidades, para atestar a entrega de uma obra que, graças a um misto de ineficiência e descaso - aliado a uma infeliz promessa de campanha eleitoral feita pelo atual Governador do nosso estado há quase uma década, arrastou-se por mais de 15 anos, já que essa demanda vem sendo protelada por vários governos antecessores, causando prejuízos e inúmeras preocupações aos moradores da grande região de Oitizeiro.

Após uma verdadeira peregrinação por parte de líderes comunitários, como Abraão Cavalcanti - primeiro suplente de Vereador do PMDB -, e de moradores preocupados com o bem-estar coletivo, como o senhor Elias Venâncio, Dona Detinha e a senhora Rosinete Ferreira, em função das inúmeras denúncias e reclamações feitas pelos mesmos ao longo dos últimos anos, os órgãos competentes resolveram, para evitar desgastes naturais em razão da letargia de gestão e de ação, tomar as devidas providências, propiciando, por conseguinte, mais qualidade de vida para os que fazem das ruas dos bairros oitizeirenses o caminho de seu cotidiano e para os que, evidentemente, posuem imóveis construídos nos lotes encravados nas quadras daquele habitat pessoense.

Ao lado dos planaltenses supramencionados e de outros cidadãos e cidadãs presentes, Joaquim - Diretor de Obras da CAGEPA -, afirmou com toda a convicção - foi assim que pareceu -, "que o problema do esgoto a céu aberto está plenamente resolvido, bastando para tanto que sejam realizadas apenas as ligações domiciliares ao sistema e que, para isso, as solicitações devem ser feitas formalmente a Empresa estatal aventada que autorizará depois da petição ou requerimento individual dos moradores, que será possível protocolizar junto a Unidade de atendimento ao público do Órgão, situada na Rua Diogo Velho - em Jaguaribe". Portanto, segundo o servidor da CAGEPA, a providência quanto a solicitação de ligação individual das residências ao sistema deverá carecer da presença de cada proprietário residente na área de abrangência da rede de esgotamento sanitário retromencionada, ao posto da CAGEPA para peticionar oficialmente o serviço oficialmente. “O problema sério e principal era a estação elevatória. Entretanto, Ela já foi concluída e já está funcionando plenamente e com plena operação de forma automatizada. A CAGEPA já pode aceitar os pedidos das ligações e fazê-las, porque o sistema está pronto para receber todas as demandas reprimidas com relação a essas ligações”, disse ele.

Dona Detinha, uma das mais entusiasmadas moradoras do Jardim Planalto com a novidade, chamou atenção para que sejam feitos maiores esclarecimentos por parte da CAGEPA junto aos moradores do bairro. Disse ela que “e necessário também um esclarecimento para a população do bairro, que faça também as suas ligações residenciais até chegarem nos canos da CAGEPA, porque nem em todas as casas estão feitas essas intervenções”, afirmou.

Como resposta, Joaquim orientou que "os moradores da área de abrangência do sistema, ao fazerem as ligações, instalem, previamente, também as caixas de gordura". Asseverando, que “não basta fazer a ligação. é preciso, inclusive, que se dote a ligação individual das casas com uma caixa de gordura, principalmente dos esgotos que saem das cozinhas residenciais. Essa caixa é muito importante para que toda a gordura não venha a cair na tubulação da CAGEPA, porque assim ocorrendo, vai, com certeza, obstruir a tubulação e evidentemente, vai jogar comprometer o serviço que a gente fez”, afirmou alertando a todos.

Mas nem tudo são flores. Alguns moradores destacaram que algo a mais mais precisa ser feito, como é o caso da moradora de Oitizeiro Thayse Musa que, nas redes sociais, externou a sua preocupação e motivou a preocupação do primeiro Suplente de Vereador Abraão Cavalcanti fazer contatos com a empresa que assegurou mais uma vez que o sistema ficará sendo monitorado até funciuonar plenamente e para evitar quaisquer constrangimento para os moradores da região. Para Abraão Cavalcanti, Thayse Musa (nome do Perfil do Facebook  da atenta internauta), "há sim, ainda, muitas dúvidas quanto a efetiva funcionalidade com qualidade do serviço, já que o término dessa obra - Sistema integral do esgotamento sanitário -, foi protelado por vários anos e, claro que muita terra e dejetos (resíduos sólidos mais consistentes, inclusive) foram levados para dentro dos canos e creio que em algum lugar possa estar extremamente entulhando e ipedindo a passagem de águas servidas ou de outros meios líquidos que podem ser carreados para a rede. No entanto, agora é monitorar e cobrar a eficiência da Empresa - a CAGEPA, asseverou Abraão Cavalcanti.

A internauta, atenta e evidentemente, por estar sofrendo como milhares de planaltenses e demais oitizeirenses com essa anomalia pública disse nas redes sociais (Facebook) que “O secretário precisa mandar a SEMAM aqui no bairro, principalmente Marta da Luz no trecho que está no barro, há uma boca de lobo que só jorra esgoto na ladeira, e há também em outras ruas do Novais, se for ligado nas atuais condições não dou uma semana e já estarão tudo dessa vez uma verdadeira foça a céu aberto”.


alt

Em azão disso, Abraão Cavalcanti, líder comunitário e primeiro suplente de vereador eleito nas últimas eleições pelo PMDB, destacou a felicidade dos moradores em ter o esgotamento sanitário pronto para receptar as liações domiciliares, mas, ao mesmo tempo, alertou também, sobre possíveis problemas que possam surgir com a chegada das chuvas que se aproximam.

“Como somos moradores ávidos por esses serviços e temos boa-fé, claro que demos mais um voto de confiança e acreditamos na autoridade do órgão estatal do governo, apesar de sabermos que muitos resíduos sólidos foram carreados para dentro do sistema tubular por falta de celeridade da obra e que apenas no futuro, especialmente no período de chuva intensa, é que saberemos realmente se a CAGEPA concluiu a demanda reprimida efetivamente ou fez como estava realizando em quase duas décadas mais uma gambiarra. ”, disse Abraão Cavalcanti, numa rede social.

Para Abraão Cavalcanti, “gato escaldado tem medo de água fria”. Para ele “por conta das constantes gambiarras desse governo que inaugura uma mesma obra por várias vezes para obter espaços na mídia e que tem postergado obras de igual monta em outras ocasiões e em outros locais da nossa cidade, a desconfiança do povo é plenamente justificada."

Outro morador da região, Willians Deus, fez parte dessa cobrança no cotidiano, mostrando que nas redes sociais é possível interagir e mudar posturas governamentais, contribuindo para que o controle social de uma obra tão importante fosse feito de maneira coletiva e horizontal.

alt

Diversos flagras reunidos num único material corroboram as preocupações de Thayse, Abraão Cavalcanti e outros moradores. Veja no vídeo abaixo:

Resta-nos, portanto, agradecer pela atenção dada e o comprometimento de todos que se envolveram em busca da solução dos problemas do bairro e da região de oitizeiro, a exemplo dos moradores e lideranças citadas que há mais de 15 anos estão atentos e cobrando providências do poder público, e, em especial, igualmente, aos moradores Elias Venâncio, D. Detinha, D. Dinda, Rosinete Ferreira, Rosires e Fátima do PSF, Edimilson Ferreira, Joserly Luiz, Zizi Vasconcelos, valendo a pena lembrar que apesar da torcida para que a solução dada tenha sido a definitiva, esperamos que a liberação dos serviços de captação domiciliar do esgotio sanitárioi de Oitizeiro não seja mais uma ação irresponsável por parte das autoridades competentes para ganhar prestígio da parte das pessoas de boa fé aqui residentes. Nao custa nada lembrar que as eleições para Governador estão chegando. Portanto, cabe lembrar que o título deste artigo aduz o seguinte: "Finalmente ou Parece?"

*Postado e editado neste site por: Klebson de Oliveira

Causou Impacto

Ant Prox