Get Adobe Flash player

O Site no Cotidiano

Ant Prox

Povo da Gente

O trabalho não para: O Jardim Planalto em desenvolvimento

30.05.2017 - No último dia 26 de maio, a rua Josemar Leite de Araújo ganhou um novo ânimo com a mais recente intervenção da Prefeitura Municipal de João Pessoa na estrutura da via.

Novamente o bairro do Jardim Planalto recebe intervenções importantes por parte do poder público e, como sempre vem ocorrendo, com a atuação firme, com relação aos encaminhamentos do pleito, do primeiro primeiro suplente de Vereador da coligação PMDB/PSC - Abraão Cavalcanti -, que mesmo não tendo sido, ainda, convocado para atuar como Vereador da Capital, tem realizado um trabalho de conexão entre a sociedade oitizeirense e os órgãos municipais que cuidam da infraestrutura urbana da Cidade.

Da última vez, o Calendário JPB veio ao bairro para receber, junto aos moradores, a entrega de uma obra aguardada há quase duas décadas. Na ocasião, o diretor de obras da CAGEPA, Joaquim, afirmou com todas as letras que o órgão tinha resolvido definitivamente a questão do esgotamento sanitário (Para obter MAIS DETALHES dessa informação CLIQUE no LINK a seguir: https://goo.gl/QaJu7C).


Como gato escaldado tem medo de água fria, o nosso líder local Abraão Cavalcanti pregou cautela por reconhecer que, em razão do tempo de espera para a "conclusão da obra do esgotamento", a canalização poderia estar danificada e os canos entupidos por falta de uso e acúmulo de lixo e detritos carreados elas águas das chuvas. Dito e feito, pois, a obra, que foi realizada é fruto da junção - segundo Abraão Cavalcanti abordou durante a entrega em café da manhã do qual participou, é fruto de uma série de "gambiarras", que não solucionou em definitivo os problemas da região, já que, aqui e acolá, se faz necessário a cagepa vir ao bairro e consertar entupimentos nas galerias e repor canalização deteriorada no decorrer de mais de 15 anos de abandono. Esse fato, alertado por Abraão Cavalcanti,nquando o Calendário do JPB carimbou o calendário com os dizeres "OBRA CONCLUÍDA", contrariou o diretor de obras da CAGEPA, e o problema, de vez em quando, ainda constrange os nossos moradores.

Diante dessa realidade, Abraão Cavalcanti ligou para o Vice-Prefeito da Capital - Manoel Júnior -, e em razão da afinidade política existente entre ambos (até mesmo por ser o primeiro suplente de vereador do partido que Manoel Júnior Preside, o PMDB), peticionou a interlocução do Vice-Prefeito da Capital junto a SEINFRA da PMJP para que fossem realizadas as intervenções necessárias nas áreas de engenharia e de limpeza pública em várias artérias do Jardim Planalto.

Em especial, Abraão Cavalcanti recomendou ao Vice-Prefeito que solicitasse a SEINFRA o envio de uma equipe técnica para vistoriar a Rua Josemar Leite de Araújo e o recorte de via pública que fica localizado no final da Rua Valêncio Lins de Mendonça, que vêm sofrendo com mais intensidade com alagamentos constantes em períodos chuvosos. Durante os meses do ano que aumentam as precipitações pluviométricas na Capital  paraibana os moradores dessas duas ruas do Jardim Planalto sofrem bastante em razão do acúmilo das águas da chuva. Esse fato é notório e contumaz, mas, as consequencias são visíveis a olho nú, já que, a força da natureza - me refiro as chuvas torrenciais sazonais e em razão de uma obra mal feita pelo Governo do Estado (o esgotamento sanitário ) -,  causam contumazes alagamentos, danificação das calçadas, desprendimento da pista de rolamento dos veículos - remoção dos paralelepípedos, etc. Diante dessa realidade, os moradoes oitizeirenses - com muita razão -, sempre recorrem ao nosso atuante líder Abraão Cavalcanti para que o mesmo possa - como sempre o fez -, pleitear e encaminhar a solução imediata das demandas reprimidas aventadas - conforme a ação específica do poder público responsável pela correção, até mesmo porque a dita liderança que hoje detém a Primeira Suplencia de Vereadorda Capital, sempre execceu um papel importante na defesa dos direitos do povo, mesmo sem ser vereador e, continua mantendo uma boa comunicação e uma relação harmônica com os dirigentes dos órgãos da PMJP - até mesmo porque ele, por várias gestões, ocupou dezenas de Cargos de Confiança em diversas Secretarias de Governo, portanto, obviamente, conhece muito bem a máquina pública e os seus ritos, fluxos e demais trâmites processuais que são necessários para solicitar obras e serviços, e, evidentemente, conseguir legalmente a realização dos pleitos legitimos da sociedade pessoense, especialmente, os voltados para o bem estar coletivo no âmbito de uma cidade tão complexa como João Pessoa. 

Segundo Abraão Cavalcanti: "esse descaso deve ser atribuído ao mau uso da máquina pública e em razão da falta de responsabilidade de alguns gestores que passaram pela PMJP que sequer respeitam à vida humana dos conscidadãos de uma Cidade importante como João Pessoa". Segue Abraão Cavalcanti afirmando que "No desejo de respostas rápidas, a solução encontrada pelo suposto gestor acontece na base do improviso, da negligência com bem-estar da população. Afinal, não são eles os usuários de vias praticamente intransitáveis".

Graças a atuação do líder Abraão Cavalcanti que pleiteou junto a Prefeitura as obras de revitalização, limpeza e de conserto das galerias pluviais junto ao Vice-Prefeito Manoel Júnior, este recomendou, por telefone antes, no mês de abril, a engenheira Shashenka, Secretária-Adjunta deInfraestrutura da PMJP uma vistoria na rua Josemar Leite de Araújo. Não durou muito tempo e acompanhada do Primeiro Suplente de Vereador pelo PMDB, Abraão Cavalcanti, sob a instrução do vice-prefeito da capital, Manoel Junior, a dita engenheira da SEINFRA compareceu ao Jardim Planalto e visitou a artéria de ponta a ponta. Lá, conforme se pode verificar nas fotos a seguir, ela pôde sentir na pele as dificuldades dos moradores com o resultado nefasto do abandono por parte das gestões municipais que antecederam a atual.


FOTOS da VISITA PRIMEIRA

 

No último dia 26 de maio, a equipe veio de forma definitiva para atuar na ciorreção dos problemas. Os moradores da artéria ganharam um novo ânimo com a mais recente intervenção da Prefeitura Municipal de João Pessoa no bairro do Jardim Planalto, sendo que, a primeira operação realizada foi a limpeza das galerias (VER FOTOS a SEGUIR).


FOTOS da LIMPEZA das GALERIAS


Logo depois, os funcionários da SEINFRA aumentaram a entrada das bocas de lobo das águas pluviais, além de terem feito dezenas de reparos nas galerias, nos meios-fios e outras intervenções menores


FOTOS do CONSERTO e AUMENTO da entrada de água  das GALERIAS


O resultado final foi satisfatório para todos os envolvidos, principalmente os moradores que, em forma de agradecimento, realizaram uma confraternização com os trabalhadores da obra.

Os planaltenses tiveram as esperanças renovadas ao verem com seus próprios olhos que a nova gestão do prefeito Luciano Cartaxo, desta vez, com o apoio do Vice-Prefeito Manoel Junior, e com a parceria do nosso líder local - o primeiro suplente de vereador Abraão Cavalcanti, tem buscado  trabalhar cotidianamente em benefício do bem-estar da população, além da atenção sempre voltadab para  às reclamações dos que sentem dia após dia o seu direito de ir e vir prejudicado.

Com o planejamento em mãos, Shashenka conforme pedido feito pelo Vice-Prefeito depois de recomendada a demanda pelo Primeiro Suplente de Vereador Abraão Cavalcanti, afirmou que envidará todo o seu empenho para resolver resolver definitivamente o problema da rua, já que fará uma recomendação junto ao Secretário da SEINFRA para a inclusão da artéria no plano de pavimentação no ano subsequente, incluindo-a possivelmente entre as  inúmeras vias que serão contempladas com pavimentação por toda a cidade de João Pessoa, já que segundo a mesma, vale salientar que os recursos para tanto, já foram alocados pelo Vice-Prefeito Manoel Junior no tempo em que ele era deputado federal pelo estado da Paraíba através de emenda parlamentar para infra-estrutura urbana na Cidade de João Pessoa. Coube a Abraão Cavalcanti lembrar a dirigente da SEINFRA que "à frente dessa demanda reprimida, o seu pleito deveria ser considerado uma obrigação por parte do poder público municipal, pois, não só a Rua Josemar Leite de Araújo, mas, também a Rua Marta da Luz (Pavimentada esdruxulamente pela metade), foi priorizada pelo antão Prefeito da época Ricardo Vieira Coutinho (já em 2005) e, inserida no Orçamento da PMJP (LOA) para ser concluída naquele ano, mas, os nossos moradores foram enganados deespudoramente (VER Matéria Correlata - Contendo a Folha do Semanário Oficial apontando os recursos para pavimentação da duas vias citadas CLICANDO no LINK a SEGUIR: https://goo.gl/KKiGrX).

Em compromisso assumido no Orçamento Participativo, evento organizado pela PMJP, na Escola Municipal Castro Alves, no Funcionários I, o secretário da SEINFRA colocou como prioritárias essas duas demandas reprimidas do bairro e da região, depois que o Prmeiro Suplente de Vereador Abraão Cavalcanti fez as denúncias e pleiteou junto ao Prefeito na presença do dito Secretário tal correção (Mais em: https://goo.gl/ORJ9G7).

No mesmo evento, o primeiro suplente de vereador e liderança comunitária Abraão Cavalcanti reivindicou democraticamente mais outras obras emergenciais para o Jardim Planalto, a exemplo da pavimentação asfáltica das ruas Santos Stanislaw, Cândido de Sá Andrade, Radialista Geraldo Campos e Engenheiro Ávidos - por onde trafegam os transportes coletivos e, de outras intervenções na área de infra-estruturaurbana necessárias como a pavimentação de outras vias do bairro, como as ruas Roderico Toscano, Patrulheiro Sebastião Fernandes, Nelson Carreira, Egídio de Oliveira Lima e a Joaquim Nonato de Aquino, dizendo para as autoridades presentes que "muito pouco se falta para que o Jardim Planalto esteja plenamente urnbanizado como já deveria estar há mais de uma década atrás, já que todas essas artérias já foram priorizadas nas plenárias populares passadas da qual participei e cobrei em nome de toda a sociedade planaltense".

alt

É importante registrar que Abraão Cavalcanti, na Plenária Popular, disse ao Prefeito que "todas estas ruas foram contempladas, muitos anos atrás, com verbas para a realização das obras. Porém, por maledicência do atual governador, prefeito na época, nada aconteceu".

O resultado mostra que os moradores do bairro estão atentos ao cotidiano da região e que não descansam enquanto não constatarem o desfecho positivo dos problemas que vislumbram como sanáveis desde que haja interesse da gestão em assim agir. Sandro do Gás e Elias Venâncio, por exemplo, são exemplos vivos de moradores inteirados e comprometidos com os anseios dos demais moradoes do Jardim Planalto. Segundo Abraão Cavalocanti, "ambos foram incansáveis ao acompanharem os trabalhos da SEINFRA de perto, desde o apontamento do problema até o desfecho final das obras recentes realizadas na Rua Josemar Leite de Araújo".

As imagens registradas do trabalho feito pela Prefeitura Municipal servem como um ‘cala a boca’ para aqueles que ainda insistem em compactuar com o atraso e com a deningrente e vexatória tese do "o quanto pior melhor", para agradar os opositores da gestão que pouco fizeram quando estavam no poder, mas, mesmo assim, opouco que foi feito sempre tinha a pressão de moradores imbuídos de bons propósitos para com a região de oitizeiro, a exempo de Abraão Cavalcanti, que em todos os encaminhamentos na área de infraestrutura no âmbito do Jardim Panalto, seja qual for a gestão, sempre esteve presente e atuando exigindo a melhoria da quildade de vida e cobrando do poder público serviços e obras para o Jardim Planalto e para os bairros adjascentes. O trabalho realizado pela união de Luciano Cartaxo e Manoel Junior por toda a cidade de João Pessoa indica que o Jardim Planalto, finalmente, ganhará mais intervenções urbanas capazes de dar uma nova vida para os equipamentos públicos (vias e pórprios municipais) como um todo. A esperança é que, em breve, Abraão Cavalcanti, assumirá uma cadeira de Vereador de Joao Pessoa, pois, já há acordo nesse sentido e, em sendo assim, segundo ele, "os pleitos a serem recomendados e cobrados junto a PMJP serão muitos, pois, o homem público a serviço do POVO, deve pensar e agir para propiciar a melhoria da qualidade de vida de todos os moradores de um bairro ou de uma cidade ou área rural e não apenas de alguns priviliegiados, inclusive, daqueles que votaram em outros representantes que postulavam uma cadeira para a Câmara Municipal". Assevereando, "as obras públicas são impessoais".

Atualização

Recentemente, em encontro entre o primeiro suplente de vereador Abraão Cavalcanti e o vice-prefeito da capital, Manoel Junior,  foi discutida a inclusão da rua Josemar Leite de Araújo na lista de arterias que deverão ser calçadas até o fim da atual gestão da Prefeitura de João Pessoa. Na oportunidade, Manoel Jr. ligou para a secretária Adjunta da Seinfra, Shashenka, informando do fato, o que foi prontamente atendido pela mesma.

Posteriormente, em visita ao bairro para medição e levantamento planialtimetrico da rua, a equipe da SEINFRA foi acompanhada pelo líder comunitário Abraão Cavalcanti, que não se limitou apenas ao acompanhamento das intervenções feitas nas ruas do bairro, foi buscar junto aos moradores mais conquistas, como por exemplo: a pavimentação das ruas por onde passa o transporte coletivo, além da rua Cândido de Sá Andrade, a Radialista Geraldo Campos e a Engenheiro Ávidos, sem contar com a melhoria da Feira de Oitizeiro, do campo de futebol do bairro e do calçamento das cinco últimas ruas que faltam para complementar a pavimentação de todas as arterias, quais sejam: rua Egídio de Oliveira Lima, rua Nelson Carreira, rua Patrulheiro Sebastião Fernandes, rua Joaquim Nonato de Aquino e rua Roderico Toscano. Em despacho com o vice-prefeito da capital, Abraão assegurou o estudo para que sejam contemplados as artérias supracitadas, além do término do calçamento da Rua Marta da Luz, no Jardim Planalto.

Tais conquistas demonstram que apesar de todas as dificuldades, o trabalho continua e que só encontrará repouso quando o bem-comum estiver satisfeito. A dobradinha Abraão-Manoel Junior mais a competência da gestão do atual prefeito não dão espaço para o ócio.

Veja a seguir matérias relacionadas:

1. Plénaria Popular no Jardim Planalto: https://goo.gl/DXk5PZ

2. Plénaria no Bairro dos Novaes: https://goo.gl/MT9QmK

3. Quebra de compromisso da PMJP - Semánario de 2006: https://goo.gl/KKiGrX

4. Reivindicações dos planaltenses após a realização da Plenária: https://goo.gl/kobd58

5. Plénaria Popular no Funcionários I: https://goo.gl/IWPzgG

6. Retiraram a placa sobre a pavimentação da Marta da Luz: https://goo.gl/BGrb0B

7. Caos no Bairro dos Novaes: https://goo.gl/6altxN

8. Pagamos um preço caríssimo - Artigo do suplente de vereador e líder local Abraão Cavalcanti: https://goo.gl/Q1sKtB

Clique no LINK a Seguir para ver a GALERIA de FOTOS da Visita da Secretária da SEINFRA: https://goo.gl/ZXMZx3

Postado e editado neste site por: Klebson de Oliveira

Causou Impacto

Ant Prox