Get Adobe Flash player

O Site no Cotidiano

Ant Prox

Povo da Gente

Foi realizada com sucesso uma palestra entre os moradores e lideranças de Oitizeiro com os Membros do Ministério Público na APSC sobre Adoção Legal.

Muitos moradores do Jardim Planalto, e de Entidades representativas participaram e defenderam posições pessoais durante o Debate Público realizado na Associação de Promoção Sócio Cultural da Comunidade do Bairro dos Novaes, organizado pela referida Entidade em conjunto com a Associação dos Moradores do Jardim Planalto e lideranças locais, dentre elas, o Diretor de Relações Públicas da AMJP - Abraão Cavalcanti -, o Presidente da APSC – Carlos Lima da Silva -, do Chefe Regional do Orçamento Democrático – Leôncio Duarte Cardoso -, do Delegado do Orçamento Democrático – Luiz Bezerra -, do Diretor da AMJP – José Ribeiro da Silva -, do Chefe de Gabinete do Deputado Federal Luiz Couto – Dr. Moreira -, da Promotora de Justiça Soraya Soares da Nóbrega Escorel  e sua Equipe de trabalho da Curadoria, sobre o Tema: Adoção Legal.

alt

Foto acima: Luiz Bezerra,Abraão Cavalcanti e José Ribeiro representam a AMJP no Evento.

Na oportunidade, Dra. Soraya Escorel (Foto abaixo), discorreu sobre o cenário atual marcado pela violência, pelas desigualdades, pela fragilidade dos referenciais e dos valores coletivos que indicam a necessidade de trabalharmos de forma urgente para colocarmos a infância e a juventude na pauta de nossas discussões e de nossas ações”.

alt

Foram realizadas várias palestras - com temas variados -, amostras de trabalhos redacionais temáticos, apresentação de Teatro de Bonecos – Grupo Boca de Cena -, Oratória de lideranças e dos moradores da Comunidade do Entorno – Novaes, Jardim Planalto, 3 Lagoas, Comunidade Cabral, Comunidade Independência, Comunidade Bola na Rede, Comunidade Baleado, Comunidade Baleado, Comunidade Guaíba, Parte de Cruz das Armas, Juracy Palhano, e outras adjacentes.

O Dirigente da AMJP, Abraão Cavalcanti enfatizou sobre a “necessidade de que toda o povo paraibano possa se engajar  com o  espírito de união e de compromisso no intuito  assumirmos – povo e sociedade -, as nossas obrigações legais e humanas para com as crianças e os adolescentes do nosso Estado, priorizando, efetivamente a construção de novos mecanismo de acolhimento aqueles que precisam de lar, carinho e atenção até o alcance da fase adulta. seja em junto a sociedade e aos Órgãos Públicos de controle e de fomento as políticas públicas e comunitárias voltadas para a proteção dessa parte frágil da população. Ou seja, segundo Abraão, “não podemos mais deixar para o dia seguinte, aquilo que tem machucado a alma dos verdadeiros líderes e das pessoas voltadas para o bem comum. Temos que assumir responsabilidades delegadas através do  princípio constitucional da proteção integral. Não é mais possível deixar uma criança ou um adolescente a mercê da sua própria sorte, sem que haja mecanismos legais que possam permitir suas adoções por parte de gente de bem e que às vezes sequer possuem filhos, mas, desejam adotar um pequenino ou um adolescente para participar de um vínculo familiar sadio e acolhedor. Essas adoções, finaliza Abraão,  devem acontecer de forma rápida, segura, eficiente,  carinhosa, entretanto, acima de tudo regrada e acobertada pela nossa justiça - mInistério Público, como Fiscal da Lei”.

Além das oratórias de Dra Soraya Escorel, tivemos a palavra firme do Presidente da APSC – Carlos Lima da Silva -, de pais e mães, de  autoridades da PMJP e do Governo do Estado da Paraíba, e da Conselheira Luzinete Santos que enfatizou a importância daquele encontro, o qual foi tão bem organizado por pessoas do bem, as quais durante as palestras demonstraram o respeito que nutrem para com essa sociedade excluída e que fazem dessas discussões um meio transparente e eficaz para mudar o quadro atual de desconhecimento das formas legais para se criar mecanismos eficazes  visando a adoção  das nossas crianças e adolescentes, principalmente, daquelas  que não possuem um lar  para acolhe-los com saúde e carinho.”

alt

Postado Por Loredana Ramos (Com Abraão Cavalcanti).

Causou Impacto

Ant Prox